UM BREVE RESUMO DA HISTÓRIA DE POTÊNCIAS E LOGARITMOS

 

ARQUIMEDES DE SIRACUSA (287 a.C. - 212 a.C.)


Um dos mais influentes matemáticos da antiguidade, Arquimedes (287 a.C.  - 212 a.C.). Dentre das inúmeras contribuições para o desenvolvimento da ciência, contribuiu também para a elaboração de potenciação. Arquimedes estava disposto a calcular quantos grãos de areia seriam necessários para encher o universo, no qual era considerado um sistema de esferas ao redor do sol, ele calculou a média do tamanho do universo e a média do tamanho de um grão de areia, fazendo essa divisão, no qual logicamente obteve um número imenso, em que na época seria impossível mensurar na prática devido a quantidade de algarismos. Ele notou que no resultado havia muitos fatores 10 que se multiplicavam, ele denominou ‘miríades’, o que hoje conhecemos como potência, simplificando em uma tabela ele obteve a seguinte conclusão:

(Figura 01)



 

Na medida em que Arquimedes avançava em suas pesquisas e adquiriu mais conhecimentos, elaborou as propriedades de potências que conhecemos hoje, foi assim que Arquimedes revolucionou, transformando multiplicações gigantes com resultados astronômicos em soma de números pequenos, os expoentes.

JOHN NAPiER (1550 – 1617)


Outro matemático bem-sucedido, John Napier (1550 – 1617) era um ávido matemático, porém não era matemático profissionalmente, nascido na Escócia, contribuiu muito para a geometria esférica. Depois de anos desenvolvendo conceitos matemáticos, elaborou um pelo qual seria mais conhecido: o conceito de logaritmos. Usou como fonte as sequências de potências sucessivas de um número de Stiefel. Em seu livro publicado em 1614, chamado de “Mirifici Logarithmorum Canonis Descriptio”, em tradução literal para o português “Descrição do Maravilhoso Cânon Logaritimo”, Nepier explicou que havia a necessidade de logaritmos para resolver problemas que envolviam multiplicações, divisões, extração quadráticas e cúbicas de números grandes, essas operações eram cansativas e estavam sujeitas a muitos erros. Com isso John Naper buscando remover esses obstáculos, foi o primeiro matemático a conceber o conceito de logaritmos. Com o decorrer dos estudos adentrando mais pesquisas e com isso mais conhecimentos, elaborou algumas propriedades de logaritmo, que são elas:

(Figura  02)


 


HENRY BRIGGS (1561 – 1630)



Henry Briggs, foi mais um contribuinte importante para a história de logaritmos. Matemático inglês, professor de Oxford, animado com a descoberta de Nepier, junto a ele criou uma tábua de manuseio mais fácil usando um sistema de numeração decimal, chegaram à conclusão de que o logaritmo de (1) ser igual a (0), e ambos concordaram e decidiram que a base que é mais favorável para trabalho de um logaritmo é a base (10). Briggs até chegou a construir uma tabela que foi usada até o século 19.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTÕES RESOLVIDAS

RECOMENDAÇÕES SOBRE O ASSUNTO DE LOGARITMOS